quarta-feira, 27 de abril de 2011

Marketing Cap 4 - resumo para prova, pg 124 a 126

PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA


Indentificando as oportunidades de mercado através de pesquisas, a empresa deverá mensurar e prever o tamanho, o crescimento e o potencial de lucros de cada oportunidade de mercado. Previsões de vendas sao utilizadas pelo departamento de finanças para levantar o caixa necessário ao investimento e às operações; pelo departamento de produção, para estabelecer níveis de capacidade e de produção; pelo departamento de compras, para a aquisição dos suprimentos. O departamento de marketing é responsável pela preparação de previsões de vendas.


AS MENSURAÇÕES(medida) DA DEMANDA DE MERCADO


As previsões também dependem de que tipo de mercado que está sob consideração.
-O mercado potencial é o conjunto de consumidores que demonstram um nível de interesse suficiente por uma oferta ao mercado. Os consumidores potenciais devem possuir renda suficiente e ter acesso à oferta.
-O mercado disponível é o conjunto de consumidores que possuem renda, interesse e acesso a determinada oferta.
-O mercado-alvo é a parte do mercado disponível que a empresa decide buscar.
-O mercado atendido é o conjunto de consumidores que estão comprando o produto da empresa.


UM VOCABULÁRIO PARA A MENSURAÇÃO(medida) DA DEMANDA


A demanda de mercado não é um número fixo, mas uma funçao das condições determinadas.
A comparação do nível atual de demanda do mercado com o nível potencial de demanda é chamado de índice de penetração de mecado. Um índice de penetração de mercado baixo indica a existência de pontencial crescimento para todas as empresas, enquanto um índice de penetraçao alto sugere que haverá um aumento de custos para atrair os poucos clientes potenciais remanescentes. De modo geral , a concorrência entre preços aumenta e a margem de lucro cai quando o índice de penetração de mercado já é alto.
A comparação da participação de mercado atual com seu potencial de participação é chamado de índice de penetração de participação. Um índice de penetração de participação baixo indica que a empresa pode expandir muito sua participação de mercado. Os fatores que estão impedindo tal expansão podem ser vários: baixo reconhecimento da marca, baixo disponibilidade da marca, deficiência nos benefícios, preço muito alto.

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