quarta-feira, 27 de abril de 2011

Marketing Cap 3 - resumo para prova pg 70 a 76

Neste capítulo, examinamos como as empresas podem desenvolver processos para rastrear tendências. Também indentificamos diversas tendências macroambientais.

COMPONENTES DE UM MODERNO SISTEMA DE INFORMAÇÃES DE MARKETING

Em uma empresa, a responsabilidade maior de indentificar mudanças significativas no mercado é dos profissionais de marketing. Mais do que qualquer outro grupo, sao eles que devem rastrear tendências e buscar oportunidades. Usando métodos consistentes para coletar informações e passam mais tempo interagindo com clientes e observando a concorrência.
O sistema de informações de marketing ( SIM ) oferece à administração dados detalhados sobre necessidades, as preferências e o comportamento do comprador. Na sociedade atual, baseada na informação, empresas com melhores sistemas de informação (SIM) obtêm vantagem competitiva. Elas podem escolher melhor seus mercados, desenvolver melhores ofertas e executar melhor seu planejamento de marketing.O sistema é desenvolvido a partir de registros internos da empresa, atividades de inteligência de marketing e pesquisa de marketing.

SISTEMA DE REGISTROS INTERNOS E DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING

Registros internos, pedidos, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar etc. É por meio da análise dessas informações que eles podem indentificar oportunidades e problemas importantes.

O CICLO PEDIDO-PAGAMENTO

O núcleo do sistema de registros internos é o ciclo pedido-pagamento. Os vendedores, os distribuidores e os clientes enviam pedidos à empresa. O departamento de vendas prepara as faturas e transmite cópias para vários outros departamentos. Itens que estão faltando no estoque são encomendados. Os itens expedidos são acompanhados por documetação de embarque e de cobrança, que é enviada a vários departamentos.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE VENDAS

Tem como necessidade receber relatórios de vendas atualizados a todo instante. Para que então tenha visão correta das vendas e possa projetar uma reposição correta do estoque.

BANCOS DE DADOS, DATA WAREHOUSES E DATA MINING

Atualmente, as empresas organizam suas informaçõs em bancos de dados-banco de dados de clientes, banco de dados de produto, banco de dados de vendedores-e, depois, combinam as informações desses diferentes bancos. O banco de dados pode ser pontuados de acordo com a data mais recente, a frequencia e o valor monetário de suas compras e enviar a oferta apenas para aqueles com mais pontuação, ou ofertas especificas. Além de economizar nos gastos com correspondência, isso geralmente resulta em um índice de resposta de dois digitos.
DATA MINING: 'garimpar' os dados, e obter uma visão atualizada de segmentos de cliente negligenciados, tendências recentes de consumo e outras informações úteis.

SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING

Enquanto o sistema de registros internos fornece dados sobre resultados, o sistema de inteligência de marketing fornece dados sobre eventos. Um sistema de inteligência de marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usado por adms para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing.Os gerentes de marketing coletam informações de marketing lendo livros, jornais e publicações setoriais, conversando com clientes, fornecedores e distribuidores e participando de reuniões com administradores de outras empresas.

Metodos para melhorar sua inteligência de marketing

- A empresa pode treinar e motivar o pessoal de vendas para que localize e relate novos acontecimentos. Os vendedores têm condições de obter informações que nao poderiam ser obtidas por outros meios. Entretanto, muitas vezes eles deixam de repassar essas informações
-A empresa pode motivar distribuidores, revendedores e outros intermediários a repassar informações importantes.
-A empresa pode conhecer melhor a concorrência. A empresa pode comprar produtos dos concorrentes;comparecer a inaugurações e demonstrações; ler os relatórios publicados do concorrente;comparecer a reuniões de acionistas e conversar com funcionários,revendedores, distribuidores, fornecedores e transportadores. Pode ainda buscar anúncios dos concorrentes e ler notícias sobre eles.
-A empresa pode criar um painel consultivo de clientes. Entre os membros desse painel podem estar clientes representativos ou de grande porte, assim como os mais fracos ou mais experientes.
-A empresa pode tirar proveito de fontes de dados governamentais.
-Ampresa pode comprar informações de fornecedores externos.
-A empresa pode oferecer ao cliente sistemas de feedback on-line e, assim, coletar informações de marketing. Fóruns de consumidores.

ANÁLISE DO MACROAMBIENTE


Conceito de Macro Ambiente
A expressão macro ambiente (também chamado envolvente contextual) designa um conjunto de variáveis contextuais não controladas pela empresa mas que afectam o seu desempenho e inflenciam as suas estratégias e o seu processo decisório. Fazem parte do macro ambiente variáveis como o contexto económico, demográfico, social, político-legal, tecnológico, etc.:
NECESSIDADE E TENDÊNCIAS
Pessoas e empresas empreendedoras conseguem criar novas soluções para necessidades não atendias. A FedEx foi criada para atender à necessidade de entrega de encomendas em 24h, por exemplo.
Tendência é um direcionamento ou uma sequencia de eventos com certa força e durabilidade. Mais previsíveis e duradouras, as tendências revelam como será o futuro e oferecem muitas oportunidades.
Megatendencias grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo.
IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS FORÇAS
Devem ser monitoradas as seguentes forças: a demográfica, a econômica, a natural, a tecnologica, a política-legal e a sociocultural. Tais forças devem ser observadas com atenção em suas interações casuais, porque elas levarão a novas oportunidades a ameaças.

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