terça-feira, 26 de abril de 2011

Marketing Cap 1. Resumo para prova.

A importancia do Marketing


Tomar decisões importantes, como quais caracteríscas incluir em um novo produto, a que preço oferecê-los aos consumidores, onde vender seus produtos e quanto gastar em propaganda e vendas. E também tomar decisões mais detalhadas, como escolher as palavras e as cores para uma nova embalagem.


O que é marketing?


O marketing envolve a indentificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Transformando uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de nogócios lucrativa.
A American Marketing Association oferece a seguinte definição: o marketing é uma função orgacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu publico interessado.


Troca e transações


Para que o pontecial de troca possa existir, cinco condições sao essenciais:
1- Que existam pelo menos duas parte
2- Que todas as partes tenha algo de valor para as outras partes
3- Que todas as partes tenha capacidade de comunicação e entrega
4- Que todas as partes tenha liberdade para aceitar ou nao a troca
5- Que todas as partes acreditem ser adequado participar da troca


Transação
Uma transação é uma troca  de valores entre duas ou mais partes. Transação monetaria clássica temos como ex: Rafael vende um aparelho de tv a João, João paga 400 dolares a Rafael. Mas as transações não exige que o dinheiro seja um dos valores trocados.
Uma transação de permuta envolve a troca de bens e serviçps por outros bens e serviços.
Transferência ex: A dá x para B e nao recebe nada em troca.


A que se aplica o Marketing?
Bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, ligares, propriedades, organizações, informações, idéias.


8 Estados de demanda
Demanda negativa: Os consumidores nao gosta do produto e podem até mesmo pagar para evita-lo
Demanda inexistente: Os consumidores nao conhecem o produto ou nao estão interessados nele
Demanda latente: Os consumidores compartilham uma forte necessidade que nao pode ser satisfeita por nenhum produto existente no mercado.
Demanda irregular: As compras dos consumidores podem ser sazonais ou variar de acordo com o mês, a semana, o dia ou o horário.
Demanda plena: Os consumidores compram todos os produtos colocados no mercado
Demanda excessiva: Há mais consumidores interessados em comprar o produto do que produtos disponiveis.
Demanda indesejada: Os consumidores se sentem atraídos por produtos que têm consequencias sociais indesejadas.


Os profissionais sao treinados para estimular as demandas e responsáveis no gerenciamento das demandas.


PRINCIPAIS MERCADOS DE CLIENTES
Mercado consumidor - Empresas que comercializam produtos e serviços em massa.
Mercado organizacional - Empresas que vendem bens e serviços para outroas empresas.
Mercado global - Empresas que vendem seus produtos e serviços no mercado global
Mercado sem fins lucrativos - Empresas que vendem seus produtos a organizações sem fins lucrativos.


LOCAIS DE MERCADO, ESPAÇO DE MERCADO E METAMERCADOS
Local de mercado é o espaço fisico
Espaço de mercado é digital
Metamercado é para descrever um agrupamento de produtos e serviços complementares estreitamente relacionados uns com o outros na mente do consumidor, mais que se estendem por vários setores. O metamercado automotivo, por ex, consiste em fabricantes de automóveis, concessionária de carros novos e usados, seguradoras, oficinas, revistas especializadas em automóveis.


Orientações da empresa para o mercado
Condução nas atividades de marketing
A orientação de produção
Gerentes de empresas orientadas para a produção concentram-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa.
A orientação de produto
Os gerentes em organizações que seguem essa linha concentram-se em fabricar produtos de qualidade e em aperfeiçoá-los ao longo do tempo. Tendo que ter o preço certo e seja distribuido, promovido e vendido de forma adequada.
A orientação de vendas
A orientação de vendas é praticada de maneira mais agressiva com produtos pouco procurados, que os compradores dificilmente pensam em comprar, como seguros, enciclopédias e jazigos funerários. Seu objetivo é vender aquilo que fabrica, em vez de fabricar aquilo que o mercado quer.
A orientação de marketing
Filosofia de 'sentir-e-responder, centrada no cliente. Em vez de 'caçar', o marketing passa a 'plantar'. A orientação  de marketing afirma que a chave para atingir os objetivos organizacionais consiste em a empresa ser mais eficaz que os concorrentes na criação, na entrega e na comunicação de um valor superior ( na opinião do cliente) a seus mercados-alvo escolhidos.


A orientação de marketing holístico
É a implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos. Ele reconhece que no marketing ' tudo é importante' - o consumidor, os funcionarios, outras empresas e a concorrênci, assim como a sociedade como um todo.


Dimensões do marketing holístico


MARKETING DE RELACIONAMENTO
Desenvolver relacionamento cada vez mais profundos e duradouros com todas as pessoas ou organizações que podem. Tem como meta construir relacionamento de longo prazo mutuamente satisfatórios com partes-chave - cliente, fornecedores, distribuidores e outros parceiros de marketing, construindo fortes ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes.
MARKETING INTEGRADO
Tem a tarefa de criar, comunicar e entregar valor aos consumidores. Definindo como conjunto de ferramentas de marketing que a empresa usa para perseguir seus objetivos. McCarthy classificou essas ferramentas m quatro grupos amplos que denominou os 4Ps do marketing: produto,preço,praça e promoção.
4Ps                   4Cs
Produto            Cliente ( solução para o)
Preço               Custo (para o cliente)             MERCADO ALVO
Praça                Conveniência
Promoção         Comunicação


MARKETING INTERNO
Tem a tarefa de contratar , treinar e motivar funcionários capazes que queiram atender bem os clientes.


Força de vendas, propaganda, serviços ao cliente, festão de produto, pesquisa de mercado devem funcionar juntas.Todas as funções de marketing devem ser coordenadas a partir do ponto de vista do cliente.
O marketing deve ser acolhido pelos demais departamentos; eles também devem 'pensar como o cliente'
P&D, compras, produçõ,vendas,logística, contabilidade,fnanças,relações públicas.


MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
É compreensão de preocupações mais abrangentes, assim como o contexto ético, ambiental, legal e social das atividades e dos programas de marketing.


Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing


NECESSIDADES, DESEJOS E DEMANDAS
Essas necessidades tornam-se desejos quando direcionadas a objetivos específicos que possam satisfazê-las. Todos tem a necessidade de comer, mais nao sao todas que querem comer a mesma "coisa".
Demandas são desejos por produtos específicos apoiados pela capacidade de comprá-los. Muitas pessoas querem uma Mercedes, mais poucos pode compra-la.


MERCADOS-ALVO, POSICIONAMENTO E SEGMENTAÇÃO
É a divisão do mercado em segmentos. Após examinar diferenças demograficas, psicograficas e comportamentais entre os compradores, eles indentificam e descrevem grupos distintos, que podem preferir ou exigir vários mixes diferentes de produtos ou serviços. Então, decidem quais segmentos apresentam a maior oportunidade - quais são seus mercados-alvo. Para cada mercado-alvo escolhido, a empresa desenvolve uma oferta de mercado. 


OFERTAS E MARCAS
Oferta é a proposta de valor que é materializada por uma oferta, que pode ser uma combinação de produtos, serviços, informações e experiências.
Marca é uma oferta de uma fonte conhecida. ex: McDonald's proporciona varias associações na mente das pessoas, hambúrgueres, diversão, etc.


VALOR E SATISFAÇÃO
Valor reflete os benefícios e os custos tangíveis e intagíveis percebidos pelo consumidor.
A satisfação reflete os julgamentos da superação das espectativas de determinado produto.


CANAIS DE MARKETING
Usa-se 3 tipos de canal de marketing, Canais de comunicação que transmitem mensagem para compradores-alvo atraves de jornais, revista, rádio, televisão, etc. Canais de distribuição para apresentar, vender ou entregar produtos físicos ou serviços ao comprador ou usuário, ex distribuidores, atacadistas, os varegistas, etc. Canais de serviços, efetuar transações com compradores potenciais. ex: bancos, transportadoras, etc, que facilotam as transaçoes.


DADEIA DE SUPRIMENTO
Se estende das matérias-primas aos componentes dos produtos finais- que são levados aos compradores finais.


CONCORRÊNCIA
A concorrência inclui todas as ofertas e os substitutos rivais, reais e potenciais que um comprador possa considerar.


PLANEJAMENTO DE MARKETING
Consiste em analisar oportunidades de marketing, selecionar mercados-alvo, projetar estratégias de marketing, desenvolver programas.


A figura abaixo apresenta um resumo do processo de marketing e das forças que moldam a estratégia de marketing da empresa.


Fatores que influenciam a estratégia de marketing da empresa


Nenhum comentário:

Postar um comentário