terça-feira, 26 de abril de 2011

Capítulo 1 – Marketing no século XXI

2) Quais são os principais conceitos e ferramentas de marketing?

R- Marketing é um processo social por meio do qual as pessoas ou grupo de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação de oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros produtos. Os conceitos centrais de marketing são: mercado-alvo e segmentação, profissionais de marketing e clientes potenciais, necessidades, desejos e demandas, produto e oferta, valor e satisfação, trocas e transações, relacionamentos e redes, canais de marketing, cadeia de suprimento, concorrência e ambiente de marketing.

3) Que orientações as empresas assumem no mercado?

R- As empresas podem assumir a orientação para o produto, orientação para produção, orientação de vendas, orientação de marketing ou a orientação para marketing societal.

4) Como as empresas e os profissionais de marketing estão reagindo aos novos desafios?
R- As empresas e os profissionais de marketing estão se esforçando para conciliar os lucros da empresa, a satisfação dos desejos do consumidor e o interesse público. Para se adaptarem às mudanças e reagirem aos novos desafios eles estão seguindo algumas tendências como reengenharia, terceirização, e-commerce, benchmarking, alianças, parceiros-fornecedores, foco no mercado, globalização e descentralização.

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